segunda-feira, 18 de abril de 2011

Terrinha.


Hoje eu tô nostálgico. Fui inventar de baixar o CD de Lula Queiroga (Aboiando a Vaca Mecânica) e só tenho uma coisa a dizer: por que...por que a Posição da Rã, a Novinha, e tantas outras porcarias existem e explodem pelo nosso estado, ganhando muito mais popularidade do que os músicos de verdade? Será que a gente é programado pra gostar de merda? 

PERNAMBUCO. Esse nome me dá orgulho. Pronunciar esse nome é como encher meu coração de felicidade. É a minha identidade, o meu crachá. Povo lutador, gente que debaixo de tanta lapada, de tanto mandacarú e palma no estômago, guarda algum bocado de alegria no coração pra cantar um abôio, pra fazer um cordel, pra catar carangueijo no mangue, fazendo a vida com o mínimo de dignidade.

Tenho orgulho de mim, do meu sotaque, da minha cultura. Aqui em San Diego, a maioria dos brasileiros são de São Paulo. Gosto quando tiram onda comigo. Sem brincadeira, eu gosto mesmo. Isso me lembra que a gente tá em evidência, não somos gente esquecida, deixada pra trás. A despeito do preconceito ainda existente da parte de xenófobos (leia-se acéfalos), Pernambuco é lindo. Sua história, seu passado, seu presente e seu futuro, tudo isso me apaixona.

Eu tô assim meloso por causa de Lula. A culpa é dele. Quem mandou ser bom nas composições e nas melodias? Ouvir a musica dele me lembra o carnaval do Recife, no Marco-Zero, no domingo. Todos os meus sentidos me transportam para os momentos nos quais passei ali naquele lugar. O cheiro de fritura no ar, o frio da brisa que vem do mar, a vista do pau de Brennand (é, é um pau mesmo, fazer o quê?) e outras coisas que só se vêem nessa Veneza Brasileira (Ou será que Veneza é o Recife Italiano?).

A menos de dois meses de voltar pra casa, faço da UCSD meu abrigo intelectual. Nesse momento, estou no Price Center da universidade, olhando para um letreiro onde se passam as notícias principais do dia. Nele eu vejo algumas palavras: Libya, OPEC, Qatar, rebeldes, e também uma notícia falando dos Estados Unidos como merecedor de um conceito A dado por algum órgão aí, a respeito de sua economia (?). Nossa cara eu preciso levar as notícias mais a sério...


UCSD Price Center


Se Pernambuco pudesse ter estrutura para abrigar uma universidade desse porte, seria perfeito (Galera a UFPE é fichinha perto desse lugar, na moral). Eu sou simplesmente apaixonado por esse espaço. Sempre tem um evento ou outro acontecendo aí, fazendo com que a galera se junte pra ver o que tá rolando. As vezes é evento de igreja, as vezes é eleição de representantes de curso, tem até umas sessões de cinema de vez em quando. É do que mais vou sentir falta quando voltar pra casa. Por isso que tou literalmente aí (digo, aqui), fazendo o post da semana nesse lugar.

Eu acredito no meu estado. Eu acredito nos empreendedores que temos, nos novos negócios que estão sendo criados, e tenho certeza que podemos transformar a realidade de Pernambuco. O Brasil faz parte do BRIC (Brasil, Russia, Índia e China) e, segundo fontes diversas, esses quatro países se destacaram no mundo pelo rápido crescimento de suas economias, que continuam em desenvolvimento. Guess What? Pernambuco faz parte do Brasil. Simples assim. Chega a ser ridículo de tão óbvio, mas é óbvio. E, se é óbvio, é real.

Nem preciso falar da nossa cultura né? Nem tenho pra quê gastar tempo falando disso. Sua qualidade é tão óbvia quando a afirmação que fiz no parágrafo acima. E não é só de hoje. Foi de ontem, e será também de amanhã. Quer uma prova? Passe os quatro dias de Carnaval em Recife. De manhã, em Olinda; de noite, no Recife Antigo. Se você voltar o mesmo pra sua cidade natal, eu lhe pago...uma pipoca. Doce. Com Leite Moça e mel. Larga. E uma Coca.

Preste atenção nos polos, nos shows, nos artistas, nos blocos, nas pessoas, na cultura, na alegria, no som que sai do palco direto pras suas entranhas. Feche os olhos e sinta a Nação Zumbi fazer do seu ouvido tambor de Maracatú. Ou deixe que os blocos levem você embora no ritmo do Frevo (impossível de resistir). Ou compre um espetinho em qualquer um dos carrinhos que ficam passeando pelo local, acompanhado de uma cerveja latão de isopor. (Na minha época, LATÃO É DÔI!)

O que quer que você faça, vai ficar pra sempre na sua memória. Posso garantir isso. A despeito de todos os problemas que já se conhecem, que já se discutem (os quais eu não vou falar aqui, não hoje), Recife tem muito do que se orgulhar. Pernambuco tem sim muito que mostrar. E, creio eu, será sempre uma ótima alternativa de investimento para qualquer pessoa, em muitas áreas. Eis aí portanto a minha cultura, o meu sotaque, a minha identidade!

Um XÊRO!!!

Sugestão Musicalis:
Chico Science e Nação Zumbi - Coco Dub (Afrociberdelia)

2 comentários: